Imagem da postagem: Constelações familiares e a Lei da hierarquia
19/06/2019   /   Drª Carla Carioni /   Constelação Familiar

Constelações familiares e a Lei da hierarquia

Para que haja equilíbrio sistêmico, é preciso que cada pessoa esteja em seu devido lugar. Por isso, a lei de hierarquia das Constelações é tão importante, pois é ela quem nos ensina que é preciso haver respeito por quem chegou antes e é preciso que cada um assumam apenas o seu lugar na vida.

Já falamos aqui (link) sobre a Lei do Pertencimento. Podemos dizer que nosso primeiro erro dentro do sistema familiar seja não reconhecer todos os que fazem parte dele. Reconhecimento é um direito, pertencer é um direito. Entretanto, quando temos ciência de todos que fazem parte, ainda assim podemos estar em desequilíbrio, caso esqueçamos de colocar cada pessoa na ordem exata dentro do sistema familiar. Mas o que isso significa, na verdade?

Na lei da hierarquia, entendemos que quem vem antes tem realmente precedência. Há uma ordem a ser seguida. Assim, os pais vêm antes dos filhos, os avós, antes dos pais, o primeiro filho, antes do segundo, e assim por diante. Precisamos entender que não é uma ordem de importância, mas uma forma de cada um ter seu lugar no sistema e atuar da maneira que lhe cabe neste lugar específico.

Pelo princípio da ordem, entendemos que os filhos precisam ser filhos, e não pais de seus pais. Quando esse tipo de comportamento inverso acontece, há também um desequilíbrio no sistema. Os pais sempre serão os grandes e primeiros diante seus filhos, pois os filhos não podem dar a seus pais a própria vida. Ou seja, eles não podem serem considerados maiores, pois existe algo que eles jamais poderão dar aos seu próprios pais.

Da mesma forma, pela lei da hierarquia, temos exemplos de filhos mais novos que tomaram a frente no negócio do pai, ao invés dos filhos mais velhos, e tiveram suas empresas transformadas em um eterno problema. Companhias com esse tipo de caminho tendem a fechar ou ter que entregar sua direção para pessoas de fora da família. Tudo porque uma ordem foi negada.

Honrar a ordem é oferecer respeito e amor

Observar a hierarquia é uma forma amorosa, porém firme, de colocar cada pessoa em seu lugar, não lhe dando mais nem menos do que lhe cabe fazer. Assim como falamos na Lei do Pertencimento, a consciência é o que modifica tudo. Muitas vezes, não há grandes mudanças visíveis de comportamento, mas há uma mudança profunda no olhar sobre o sistema. Isso significa que entendemos e aceitamos a ordem hierárquica, que respeitamos quem veio antes e o que foi feito antes, já que nosso olhar sempre será diferente do deles: nós entramos no sistema dentro de uma realidade que quem veio antes ajudou a construir.

Imagine um lugar sem estradas, no qual um grupo veio antes de nós e construiu passagens de terra, sem pavimento. Quando chegamos, as estradas já estavam ali, e nós julgamos que elas são desconfortáveis, que muito melhor seriam se fossem calçadas, por exemplo. Esquecemos que estamos julgando com os olhos de quem já tem estradas, mesmo que simples, enquanto quem veio antes teve que lidar com um ambiente ainda inóspito.

O que precisamos é sempre olhar o que nos antecede com respeito e entender que havia uma outra realidade. Reverenciar o que foi feito nos dá consciência em nos permite seguir adiante realizando aquilo que nos cabe, sem tomar o lugar do outro e sem competições. Só assim é possível ter equilíbrio, a próxima lei de amor das Constelações Familiares. Siga nos acompanhando para entender um pouco mais.

 


Tags:  
Compartilhe:  
WhatsApp WhatsApp