Psicoterapia

A psicoterapia é um acompanhamento e tratamento das questões emocionais e psicológicas através de seus processos mentais, caracterizando-se por buscar e ampliar a capacidade da mente e as possibilidades de escolhas do indivíduo. Auxilia como uma ferramenta importante para o alívio dos sintomas, diminuição do sofrimento, melhora a qualidade das relações interpessoais, aumento do conhecimento sobre si mesmo, desenvolve a criatividade e aumenta a capacidade de adaptação dos seres humanos. Proporcionando a cada paciente uma nova forma de lidar com suas emoções para que possam enfrentar os desafios da vida, repensando e reconstruindo sua forma de ver e atuar nas várias áreas de sua trajetória.

Imagem da página de Psicoterapia

“O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim a ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor.”

Carl G. Jung

A Psicologia Quântica utiliza os princípios da física quântica para explicar a consciência como base de nossa existência. Uma visão capaz de transformar a maneira pela qual vivenciamos a cura e a terapia. Este tipo de terapia promove um processo de cura em todos os níveis, quer seja físico, mental, emocional e espiritual, afinal, somos seres integrais e nenhum aspecto de nossas vidas pode ser separado dos outros.

Tudo é energia e, como tal, atua em diferentes frequências, geradas pelas nossas vibrações. Nosso cérebro, que recebe essas vibrações, não sabe distinguir o que é ou não real e aceita tudo como verdade, acionando nosso metabolismo e alterando nossa frequência vibracional. Seja um medo real ou gerado por um filme de terror, a vibração será percebida pelo cérebro da mesma forma. Portanto, as sensações e as reações do corpo também serão as mesmas, daí a importância de termos consciência de tudo que está à nossa volta e das nossas escolhas, a cada momento.

Pensamentos, companhias de amigos e familiares, ambientes, músicas, palavras pronunciadas, literalmente tudo que vivemos e que está ao nosso redor pode nos fazer vibrar positiva ou negativamente interferindo em nossa vida. A partir desse conhecimento, a Psicologia Quântica busca, assim como todas as psicologias, o equilíbrio entre nossos pensamentos e emoções e a forma como encaramos as situações que se sucedem em nossas vidas.

Uma onda quântica de luz compõe-se de subidas e descidas, de fases positivas e negativas. De forma semelhante, as pessoas compõem-se de emoções positivas e negativas, de subidas e descidas de sua consciência. Quando as fases positivas e negativas se reúnem em perfeito equilíbrio, dão lugar à luz. Assim como a luz não se movimento através do espaço como um rastro contínuo, mas em ondas, assim também as experiências da psique humana não podem ser lineares. Ninguém é feliz ou triste o tempo todo, ao menos, não deve ser.

Por isso, a Psicologia Quântica ajuda a entender essas ondas vibracionais, a perceber o que nos atinge e nos aflige e reconhecer formas de proteção, não para que esses altos e baixos não aconteçam, mas para que a forma de encarar as ondas vibracionais da vida sejam equilibradas, permitindo que todas as fases possam ser vividas e experienciadas.

Entenda de que forma as vibrações atuam em nossa vida:

Pensamentos - todo pensamento tem uma frequência para o Universo e essa frequência retorna para a origem. Ou seja, o que pensamos, seja positivo ou negativo, volta para nós.

Companhias - As pessoas à sua volta influenciam diretamente sua frequência vibracional. Busque companhias positivas e saudáveis emocionalmente, para vibrar da mesma forma.

Músicas – as músicas também emitem vibrações, tanto pela melodia quanto pela letra. Escute músicas que falem de coisas boas e sua vibração vai agradecer.

Informação – programas, filmes, novelas, séries e telejornais também interferem em nosso campo vibratório. Busque cercar-se de energias leves e positivas e fuja de temas pesados.

Ambiente e meio ambiente – um ambiente desorganizado interfere negativamente em nossa vibração. Mantenha a casa e o escritório organizados. Se puder, utilize o feng shui para que a vibração possa ser ainda mais elevada.

Fala - reclamar ou fala mal das coisas e das pessoas também afeta a sua frequência vibracional. Elimine o hábito de reclamar e se vitimizar, faça escolhas mais sadias.

Gratidão - a Gratidão afeta positivamente a sua frequência vibracional, esse é um hábito que você deveria incorporar agora mesmo na sua vida.

A psicoterapia junguiana é baseada nas ideias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung e seus estudos sobre o inconsciente. Seu interesse pelo mundo dos sonhos e pelas profundezas da alma humana levou-o a descobertas surpreendentes que revelam um universo simbólico de uma riqueza inigualável. Jung percebeu que o símbolo é uma forma de linguagem, para a análise e compreensão do ser humano, um meio no qual o inconsciente dialoga com o consciente, expressando-se através dos sonhos, imagens e outras manifestações que auxiliam o indivíduo em seu desenvolvimento psíquico.

Desta forma, Jung enfatiza a importância do processo de individuação como um caminho de autoconhecimento, no qual o indivíduo busca tornar-se um ser único, uma unidade indivisível, cuja essência se dá em si mesmo. Para que isso aconteça, o indivíduo deverá tomar consciência de seus complexos e de outros aspectos que o impedem de desenvolver-se plenamente, acreditando nas possibilidades transformadoras.

Jung ainda nos faz perceber que a sabedoria humana é conquistada através das vivências, da alteridade e da percepção de que o mundo e as pessoas que nos cercam fazem parte de um universo único, ampliando assim nossa consciência e as possibilidades de transformação. A Psicologia Junguiana define a psicoterapia como o "tratamento da alma", no qual a interação dinâmica e criativa entre o analista e o analisando propiciam o caminho para a cura da dor psíquica.

“A psicoterapia pode te ajudar a se desligar do sofrimento desnecessário e a lidar com aquele que é inevitável.”

Algumas pessoas procuram psicoterapia ao notar os primeiros sinais de depressão, ansiedade ou mesmo por constatar que ficar irritadas com mais frequência e por tempo mais prolongado. Outros buscam ajuda após o diagnóstico de alguma doença crônica ou não, que esteja interferindo no seu bem-estar emocional ou físico. Ou ainda podem ter algum problema de curto prazo, onde precisam de uma orientação que apoie a solução. Eles podem estar passando por um divórcio, enfrentando um ninho vazio, sentindo-se sobrecarregado por um novo emprego ou sofrendo a morte de um membro da família.

O importante é entender que a psicoterapia é uma ferramenta rica de autoconhecimento, que permite explorar nossa mente e os símbolos que nos dirigem, mesmo sem que possamos perceber. Conversar sobre nossos medos e desafios é sempre uma forma rica de entender melhor cada momento e tomar decisões mais assertivas e sábias. Através da psicoterapia, é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar.

WhatsApp WhatsApp