Constelação Sistêmica Familiar

Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger. O objetivo do trabalho de Constelação Familiar é o de reconhecer os sistemas familiares em que a pessoa está inserida, tendo ou não consciência, e buscar, de uma forma totalmente isenta, a cura. Essa postura é chamada fenomenológica, quando se observa e atua sem julgamentos, deixando fluir a energia relativa ao sistema a ser trabalhado. Nossa vida é energia, é movimento e mudança. Se fluímos com esse movimento, vamos para mais vida. Se nos opomos a ele, a mudança não chega, a estamos bloqueando.

Para que nossos problemas nos falem, primeiro temos que aceitá-los. Aceitar todos os limites que configuram nosso destino. Somente, então, a vida voltará a seguir seu fluxo. É no problema que está a solução, está a vida!

A constelação não vai além do que a pessoa oferece. No equilíbrio entre dar e receber, a pessoa assume e agradece sua vida tal como ela é, e a vida irá lhe presentear com uma mudança. A mudança será proporcional ao que nós liberarmos por amor! Dessa forma, o constelador não é o curador; ele apenas se coloca a serviço do seu destino, do seu sistema familiar e da energia, permitindo que outras forças (movimento do espírito, forças de cura, ressonância etc.) trabalhem, fazendo emergir uma nova realidade da sua própria vida.

Esse movimento de cura respeita o livre arbítrio da pessoa e não irá além do quanto ela se rende ao amor, à aceitação e ao respeito. Por outro lado, não existe cura individual: a cura é de todos. A solução é necessariamente uma solução boa para todos. Por isso, não podemos esquecer os detalhes do que queremos conseguir. Somente as forças de cura sabem qual pode ser a solução boa para nós. E nossa abertura à vida, tal como ela é, irá permitir que se desenvolva uma solução totalmente inesperada e boa para todos.

O trabalho de Constelação Familiar pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo:

Individual - o cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação.

Em grupos - você pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelar) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar em alguma constelação.

Na Constelação Familiar, busca-se entender quais as heranças emocionais e psicológicas, de que forma nossos antepassados, e o que eles viveram ou deixaram de viver, têm efeito nas nossas vidas atuais. Por meio da entrega e da ajuda de um grupo, totalmente comprometido com o trabalho de não julgar, mas sim de entregar-se, acontece a cura profunda.

Quando devo procurar o atendimento de Constelação Familiar?

  • Quando identifico questões importantes que precisam de uma tomada de decisão;
  • Quando existem situações que se repetem na vida, trazendo sofrimento e dor;
  • Quando tento algo por muitas vezes, sem sucesso;
  • Quando percebo padrões de repetição em escolhas e atitudes;
  • Quando não consigo compreender ou aceitar alguma situação da vida.

Entretanto, qualquer tema importante para o qual não esteja sendo possível encontrar uma solução pode ser trabalhado, tais como: relacionamentos, desequilíbrios emocionais, separações, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, vida profissional, entre outras.

Imagem da página de Constelação Sistêmica Familiar

“Somente quando entramos em sintonia com o nosso destino, com os nossos pais, com nossa origem e tomamos nosso lugar temos força.”

Bert Hellinger

Depoimentos

“Saúde, Sucesso, Prosperidade, Força e Bem-estar”

WhatsApp WhatsApp