Imagem da postagem: Constelação para quem?
28/08/2019   /   Drª Carla Carioni /   Constelação Familiar

Constelação para quem?

Muito falado nos últimos anos e com ótimos resultados reconhecidos por um público cada vez mais amplo, o trabalho de Constelação Familiar é para todos. Entenda por quê.

Trabalho filosófico e terapêutico foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar foi descoberta recentemente por um público cada vez maior de brasileiros que buscam estabelecer uma relação mais saudável com suas próprias origens. Se você tem dúvidas se deve ou não procurar a Constelação Familiar, vou explicar um pouco alguns motivos pelos quais ela pode ser uma ótima alternativa para problemas que, até então, seguem sem solução.

Não é uma questão de crença. O primeiro objetivo de uma Constelação Sistêmica é reconhecer os sistemas familiares em que a pessoa está inserida, tendo ou não consciência, e buscar, de uma forma totalmente isenta, a cura. Essa postura é chamada fenomenológica, quando se observa e atua sem julgamentos, deixando fluir a energia relativa ao sistema a ser trabalhado. Ou seja, não é preciso “acreditar” ou mesmo ter uma conexão direta com a prática. Apenas entregar-se ao desejo de cura e observar quais informações surgem para dar luz à determinada questão.

Nós somos os grandes curadores. A partir da tomada de consciência sobre os problemas que existem e suas origens, ganhamos força e discernimento para escolher novos caminhos, atingindo níveis mais elevados de consciência e de autonomia. Por isso, diz-se que somos nós mesmos os curadores. O constelador não se coloca como um detentor da verdade, mas apenas como um facilitador, como alguém que vai acionar o interruptor, digamos, trazer a luz necessária para que o constelado possa ter um olhar mais amplo sobre a situação.

Não precisa ser uma caminhada solo. O trabalho de Constelação Familiar pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo, trabalhando com bonecos. Mas, se o constelado preferir uma rede de apoio, o trabalho em grupo pode ser muito proveitoso. Ambos trazem os resultados desejados, pois possibilitam que o que descrevi acima, a tomada de consciência, aconteça. Mas você pode contar com ajuda e é sempre muito valioso.

Pode-se constelar praticamente tudo. Qualquer assunto é passível de ser constelado: problemas de ordem psicológica, crenças,doenças , dificuldades de relacionamento ou com a vida profissional, situações que se repetem na vida e que são causa de sofrimento e angústia, entre tantos outros. Mesmo uma visão mais dura da vida pode ser constelada, para que possamos buscar se existem origens nas heranças emocionais e psicológicas esquecidas, mas que permanecem no repertório de crenças que usamos inconscientemente para julgar e tomar nossas decisões.

O meu amor pela Constelação Familiar vem dessa gama tão ampla de possibilidades e da entrega a que os grupos e os constelados se dispõe. Essa busca do autoconhecimento e da cura das nossas verdades e do nosso imaginário é riquíssima e pode ser acessada por todos. Todo grupo de Constelação nos ensina a melhor forma de encontrar bem-estar e uma vida mais plena: comprometer-se com os processos de curar sem julgar, exercitando o aprendizado e o amor próprio cada vez mais


Tags:  
Compartilhe:  
WhatsApp WhatsApp