Imagem da postagem: O que esperar de um encontro de Constelação Familiar?
02/10/2019   /   Drª Carla Carioni /   Constelação Familiar

O que esperar de um encontro de Constelação Familiar?

Cada constelação é única e muito pessoal, já que trabalha com experiências sistêmicas que envolvem o âmbito familiar e emocional da pessoa constelada. Mas é possível descrever algumas situações e desdobramentos que esse trabalho incrível pode proporcionar. Acompanhe comigo!

 

Constelar é uma das ações mais fortes que pode existir. E, acredite, muitas constelações, em um primeiro momento, parecem não fazer sentido. Mas, como assim? Eu explico: o tempo é o senhor mais sábio que existe e ele cuida de assentar tudo em seu lugar. Mas, exatamente para que tudo possa se adequar de uma forma tranquila, é preciso aguardar o tempo certo, e nem sempre é o que nossa alma ansiosa espera.

 

Já atendi constelações que demoraram dias para que tudo se adequasse, informações viessem à tona e todos os envolvidos entendessem a parte que lhes é devida na organização de fatos, memórias e na organização do sistema familiar. Outras demoraram meses. Isso não significa que uma foi melhor ou mais bem desenvolvida do que a outra, mas mostra, apenas, a especialidade e a forma única como cada processo, de cada família, se desenvolve.

 

Então, de uma constelação, uma das coisas mais importantes a se esperar é que, depois de constelada a situação, o tempo se encarregue de colocar tudo em seu lugar!

 

Outro fator importante pós constelação é a oportunidade que se abre para que o constelado transforme sua forma de ver e lidar com as questões. A constelação nunca é sobre o outro, é sempre sobre a própria pessoa. Por isso, é importante não se sentir vítima das situações, nem culpar outros pelos problemas envolvidos. Só podemos ter controle sobre o que nós sentimos e fazemos, aos outros, cabem suas próprias questões. Então, depois de constelar, começa um grande trabalho de entendimento das suas próprias emoções. Não espere que tudo se mostre em um primeiro momento, ou que as dores se esvaiam. É um processo, mas quanto mais alerta e responsável a pessoa estiver, mais resultados favoráveis terá.

 

É importante saber que a constelação é o começo de uma cura, portanto, um caminho, uma direção, e não a solução mágica para todos os problemas!

 

Se você espera sair de uma sessão de Constelação Familiar com todas as respostas ou sentindo-se livre, leve e sem problemas, pode se sentir frustrado, em um primeiro momento. Por isso, o mais importante, para quem vai constelar, é entender que a vida é feita de oportunidades, de portas que se abrem e fecham a todo momento, de pessoas mais despertas e outras ainda adormecidas, de situações mais fáceis e de questões que demoram a ser resolvidas. Mas é o caminho que conta, é o aprendizado, é ser melhor e ter melhores relações a cada dia. Se é esse progresso emocional e relacional que você busca, aí sim, a Constelação vai maravilhar você.


 


Tags:  
Compartilhe:  
WhatsApp WhatsApp