Imagem da postagem: As ordens do amor e a busca pela harmonia nas relações.
24/10/2019   /   Drª Carla Carioni /   Constelação Familiar

As ordens do amor e a busca pela harmonia nas relações.

O trabalho das constelações familiares não pretende livrar as pessoas de seus problemas, mas trazer luz à questões que aparentemente se mostram espinhosas para o indivíduo. Dentre essas questões, está a relação de casais que se perguntam acerca do amor e do amar. A pergunta acerca do amor, nesse caso, envolve uma busca pelo êxito nas relações conjugais: ele é possível? E como? Para conversarmos sobre este tema, necessitamos nos perguntar e assim investigar o que são e de que modo atuam em nós as “ordens do amor”.

 

A palavra “ordem” remete a algo que fornece uma moldura ou coloca em harmonia aspectos de nossa vida. Por exemplo, a palavra “terapia” contém a ideia de colocar algo em ordem. No caso, nossas emoções e sentimentos, o modo como olhamos para o mundo e as diversas relações que estabelecemos com a vida. No caso do amor, a ordem existe para que os relacionamentos prosperem e cresçam saudavelmente. 

 

Nas ordens do amor é preciso, então, compreender que tanto homem quanto mulher estabelecem entre si uma relação entre dar e receber. Quem dá pode reivindicar o direito de receber e que recebe pode também se doar. Para que uma ordem se estabeleça, é necessário então que a relação de dar e receber seja equilibrada. Tanto o homem quanto a mulher estejam satisfeitos nos lugares que ocupam na relação: ora como alguém que receber, ora como alguém que se doa. Quando acontece um desequilíbrio, geralmente uma sensação de frustração se manifesta na relação, podendo até mesmo levar à separação. Mas, no contexto das constelações, esse sentimento negativo pode ser transformado num entendimento do modo como podemos amar algo ou alguém. 

 

O entendimento nos mostra que podemos amar quando nos sentimos, ao mesmo tempo, separados e diferentes do nosso parceiro, pois o amor é a força que une e diferencia. A força que nos conecta a algo comum ao mesmo tempo nutre em nós o sentimento de respeito pelo que há de diferente e particular na trajetória daquele que nos acompanha. Assim, quando se aceita, conscientemente e com amor, os desequilíbrios de nossas relações, tornamo-nos capazes de adotar soluções novas para nossos fracassos e avançar na direção da harmonia de nossos relacionamentos. As ordens do amor nos ensinam a apostar na nutrição de relações felizes em nossa vida.


Tags:  
Compartilhe:  
WhatsApp WhatsApp