Imagem da postagem: A força do pai  é a abertura para a vida profissional.
29/11/2019   /   Drª Carla Carioni /   Constelação Familiar

A força do pai é a abertura para a vida profissional.

Nas constelações familiares se fala muito em “tomar a força do pai” e acerca de sua potência transformadora nos processos de cura e libertação. Mas o que, na nossa experiência, na prática da vida, significa isso? Como essa expressão está relacionada ao modo como nos colocamos diante dos sucessos e fracassos em nosso caminho e como ela pode ser definidora no sentido de aproveitarmos as oportunidades profissionais que nos são apresentadas? 

 

A força do pai é uma força que atravessa gerações no seio familiar de qualquer indivíduo. A nós, primeiramente, quando nascemos, ela pode ser representada pela figura do pai. Mas em muitos contextos familiares pode também ser representada por outras figuras, as quais também assumem a importância do “pai” em processos de crescimento e formação. Tal força, ao atravessar gerações, se estrutura como o pilar por meio do qual recebemos a vida. Receber e aceitar essa força implica não apenas estar receptivo ao seu amor e aos sucessos. Significa também reconhecer que nosso pai tem erros e fracassos em sua trajetória, sem julgá-lo por isso. 

 

Quando aceitamos nosso pai, tal como ele é, podemos conhecê-lo mais aproximadamente e a nós, mais aprofundadamente. A função paterna é a de abrir a nós o mundo. Nesse sentido, ela é também a que nos ensina acerca de nosso crescimento na vida: ela nos ensina que existe sempre uma distância entre o que ambicionamos e o que podemos realizar. Nos cuida para que possamos compreender nossas frustrações como parte de um crescimento maior para as oportunidades de nosso caminho. Quando então apreendemos tal força e a tomamos como fonte de vida, muitas esferas de nossas convivência se abrem para novas experiências. 

 

No caso da esfera profissional, atravessamos um processo de auto-liberação e cura, em direção ao mais. Fortalecemos nossas potencialidades, avançamos no nosso aprimoramento como ser e estabelecemos metas pelas quais perseveraremos para serem atingidas. A força do pai que nos inaugura na vida nos acompanha ao longo de toda a realização de nosso ser no mundo. No campo profissional, assim, ela nos oferece a estrutura mais íntima para avançarmos fortes na direção de nossos objetivos e nos auxilia a não esmorecer diante das adversidades e desafios. É uma força que deve ser compreendida e cuidada pois ela nos encoraja a amadurecer e escolher aquilo que, ao longo do tempo, nos trará alegres colheitas na profissão que escolhemos seguir.


Tags:  
Compartilhe:  
WhatsApp WhatsApp